Publicado por: Real Trás-os-Montes e Alto Douro | Fevereiro 5, 2009

Homenagem da Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro em memória do Rei Dom Carlos I e do Príncipe Real Dom Luís Filipe

No passado dia 1 de Fevereiro cumpriu-se 101 anos sobre o Regicídio, quando perderam a vida El-Rei Dom Carlos I e o seu filho o Príncipe Real Dom Luís Filipe que, na flor da juventude, personificava as Esperanças de Portugal.
Como escreveu Mouzinho de Albuquerque: “Os Portugueses viam no Príncipe Real o símbolo da unidade nacional que se impunha preservar. Viam nele um servidor idóneo e a garantia da continuação de um Portugal grande e respeitável.” O Regicídio prenunciava de forma cruel a queda da multissecular Monarquia Portuguesa, e a mitologia republicana procurava disseminar a ideia errada de que o sistema Monárquico em breve seria uma realidade sepultada na poeira da História. Hoje, 101 anos volvidos, os ideais Monárquicos ressurgem com vigor e vão-se afirmando por todo o país, de forma especial entre as camadas mais jovens.
Para assinalar a data do Regicídio, a Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro manda celebrar uma Missa pelas almas do Rei e do Príncipe Real no próximo Domingo, dia 1 de Fevereiro pelas 11:00 horas na Igreja Matriz de Valpaços, e convoca para marcarem presença neste acto todas as pessoas que desejem homenagear a Memória dessas duas figuras proeminentes da nossa história.
A Direcção da Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro

Fonte: Notícias de Valpaços


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: