Publicado por: Real Trás-os-Montes e Alto Douro | Agosto 10, 2009

Bandeira monárquica hasteada na Câmara Municipal de Lisboa

Site do semanário Sol regista, em menos de uma hora, cerca de 10000 visitas à notícia sobre o hastear da bandeira monárquica na Câmara de Municipal de Lisboa

«Podem permanecer calmos nas vossas casas: foi restaurada a Monarquia», anuncia o blogue 31 da Armada. O colectivo, autor da página de Internet, hasteou esta madrugada a bandeira azul e branca na sede da Câmara Municipal de Lisboa, para assinalar de forma irónica o centenário da República.

«Queremos assinalar a forma muito democrática – e estou a ser irónico – como foi proclamada a República», disse ao SOL Rodrigo Moita de Deus, um dos autores do blogue, que afirma que a República foi proclamada «por um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos Portugueses».

A acção de «guerrilha ideológica», como é referida, foi «muito simples», apesar da forte presença das forças de segurança no coração político da capital, e da vizinhança do Ministério da Administração Interna, a escassos metros da CML.

«Foi uma acção muito simples, feita pelo exterior. Subimos através de uma escada e hasteamos a bandeira. Não havia nenhum polícia na parte da frente do edifício, apesar de haver uma esquadra da Polícia de Segurança Pública na rua ao lado», contou ao SOL Moita de Deus.

Os autores do ‘golpe’ vestiram-se de Darth Vader durante a acção. Moita de Deus esclarece que nem todos os 31 participaram no hasteamento da bandeira, e que nem todos são monárquicos. «Mas todos são divertidos», sublinha.

A autarquia confirma o incidente mas remete para mais tarde uma reacção. O presidente da CML, António Costa, encontra-se de férias fora do país.

A bandeira foi entretanto retirada, apesar do bloguer alertar para a «profanação de um símbolo nacional».

«Podem os republicanos socialistas e laicos estar descansados que o 31 da Armada continuará a participar nas comemorações do centenário da República», avisa Moita de Deus, que promete um programa «mais activo do que o dos republicanos».

pedro.guerreiro@sol.pt

Fonte: Semanário SOL

Obs: A GENERALIDADE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESTÁ A DAR CONTA DESTE ACTO NOS SEUS SITES EM NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA:

Clique e leia: RTP; TVI24; Expresso ; Público ; Destak


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: