Publicado por: Real Trás-os-Montes e Alto Douro | Dezembro 10, 2009

Duas centenas de convidados participaram do Jantar dos Conjurados em Frechas (Mirandela)

Aspecto geral da sala

No passado dia 30 de Novembro, a Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro organizou mais uma vez o já tradicional Jantar dos Conjurados.

Este evento tem sido realizado com carácter regular, nos últimos anos, pelas estruturas monárquicas implantadas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Jantar dos Conjurados contou este ano com a participação de cerca de duas centenas de convidados, entre simpatizantes do Ideal Monárquico e membros das estruturas monárquicas concelhias implantadas na região, que se juntaram para comemorar o 369º Aniversário da Restauração da Independência de Portugal.

Eng.º Francisco Pavão

A terminar o jantar, os participantes puderam ouvir umas breves palavras do Sr. Eng.º Manuel Cruz, em representação da TRASVINIS – Associação de Produtores e Engarrafadores de Trás-os-Montes, organismo que ofereceu os vinhos que foram servidos durante o jantar. Aproveitou a ocasião para fazer um breve relato do trabalho que tem vindo a realizar nos últimos anos, de desenvolvimento da referida associação, tendo referido ainda que, graças a uma atitude de persistência e de confiança num projecto válido para a região conseguiu granjear o reconhecimento de algumas dezenas de vitivinicultores e que os frutos dessa persistência começam agora a ser reconhecidos na região.

Depois, usou da palavra o Sr. Eng.º Jorge Dias, representante em Portugal da empresa Gran Cruz Porto – Sociedade Comercial de Vinhos, que ofereceu os Vinhos do Porto que foram servidos na ocasião.

A Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro quer expressar aqui o seu reconhecimento ao Sr. Eng.º Jorge Dias pelo patrocínio dado pela empresa Gran Cruz para a realização do Jantar dos Conjurados, que possibilitou a realização da animada sessão de fados.

Usou ainda da palavra o Sr. Eng.º Francisco Pavão, da Comissão Executiva da Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro, que teve oportunidade de recordar aos presentes as actividades da Real Associação ao longo do ano de 2009, entre elas a participação nas festas em Honra do Santo Condestável, na Vila de Salto (Montalegre), com a presença de S.A.R. o Duque de Bragança, na recepção a S.A.R. o Duque de Bragança durante a Feira Nacional da Agricultura (Santarém), e a criação dos núcleos concelhios de Chaves, Vila Flor e Valpaços.

Leitura da Mensagem de S.A.R. o Duque de Bragança

Dado o importante significado político de que se reveste habitualmente este Convívio entre Monárquicos e simpatizantes da Monarquia, em que se assinala a Restauração da Independência de Portugal em 1640, foi lida a já tradicional Mensagem do dia 1 de Dezembro de S.A.R. o Senhor Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.

Manuel da Câmara

A finalizar esta noite memorável, ouviram-se vários fados alusivos à ocasião, na voz de Manuel da Câmara, e também através da participação espontânea de alguns dos convidados, entre os quais Ró Morais Sarmento, Té Allegro de Magalhães, Adelaide Villas Boas e Mário Joaquim Abreu Lima.

Na ocasião, foi ainda lançado o desafio para que, em 2010, o Jantar dos Conjurados da Real Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro se realize em Lamego.

Clique na fotografia e veja o álbum completo de fotografias do Jantar dos Conjurados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: